Imagens para web | Central 7

Imagens para web

Como otimizar imagens para melhor Web design e SEO

Caso tenha um blog, uma loja on-line ou um site normal que você quer que pareça fantástico, vale a pena gastar algum tempo para otimizar cada imagem que você lá coloca.Quando falamos sobre como “otimizar” imagens para a web, pode ver isso de três modos: 1) fazer com que as imagens pareçam boas, 2) fazer com que as imagens carreguem rápido, e 3) torná-las fáceis de indexar pelos mecanismos de busca.

Deixamos aqui algumas dicas que são fáceis de implementar e que podem ser um bom início de relação entre o seu conteúdo e os a internet no geral.

1. Comece com imagens de alta qualidade

2. Use o tipo de arquivo correto: JPEG ou PNG

3. Redimensione imagens para otimizar a velocidade e a aparência da página

4. Seja consistente , faça imagens do mesmo tamanho e estilo

5. Nomeie o arquivo de imagem corretamente para ajudar seu SEO

6. Preencha suas legendas e texto alternativo

7. Coloque a imagem perto de texto relevante

Exemplo: Otimizar uma imagem de website para qualidade e SEO

Vamos analisar essas regras com um exemplo do site site exemplo.com. Usámos uma foto de uma caneca de café no site de fotos stock XXYZ. Quando eu fiz o download, o nome era “farsfh5655EGFD7chavena.jpg” e tinha 2509 x 1673 pixels. O tamanho da imagem era  781KB o que não é mau, mas ainda é muito maior do que precisamos apenas para exibir como uma pequena foto na página da web. Então, para otimizar essa imagem, eu faria o seguinte:

Renomear a imagem para algo que faça mais sentido. Talvez algo como chavena-de-cafe.jpg
Use uma ferramenta de edição de imagem para redimensionar e recortar o tamanho desejado. Para este exemplo eu escolhi 960 x 640. Se quisesse um quadrado, poderia fazer 1000 × 1000.
Certifique-se de que é o tamanho de arquivo correto. Depois de cortá-lo para o tamanho desejado, o tamanho do arquivo passou a ser  100 KB – perfeito!

Agora, faça o upload para o website e não se esquecer de preencher o texto alternativo. Eu também adicionei uma legenda para uma boa medida.

Mesmo que essa lista de verificação possa parecer conter demasiados passos, especialmente se estiver a usar muitas imagens, ficará cada vez mais rápido quando se acostumar com o processo. (e pode sempre marcar esta página para que possa se referir a ela).

Além disso, ao passar por essas etapas, as suas imagens ficarão melhores, ajudarão o seu site a carregar mais rápido e, em última análise, beneficiarão o seu SEO. Mantenha os hábitos de imagem corretos agora e passará a colher esses benefícios em todo o seu website.

Anterior Próximo