Modelo de Negócio Fortnite

O negócio digital do Fortnite

O Fortnite Battle Royale está em todo o lado agora. Saiu há cerca de dois anos e é considerado nada mais do que uma imitação gratuita de PlayerUnknown Battlegrounds (PUBG), e durante esse período, o Fortnite passou a dominar a indústria de jogos. Para quem não sabe, Fortnite é um jogo de acesso grátis, o que significa que a maioria do jogo está disponível para jogar sem nenhum custo. Existem muitas variações dos modelos de negócios grátis de jogos, mas no Fortnite, a funcionalidade de jogo completa está disponível para todos. Existe um mapa e um modo de jogo comum a todos os jogadores, independentemente do que se tenha pago em extras. Embora não se precise de extras para jogar, existem por exemplo “skins” e animações para os personagens disponíveis para compra. Estes recursos não são por si nada dispendiosos, mas quando combinados com um passe de temporada trimestral, chamado de Battle Pass, o pacote vira uma fonte de rendimento multimilionária para os criadores do jogo.

 

Fortnite vs PUBG
Fortnite vs PUBG

 

BATTLE PASS do Fortnite

O Battle Pass é uma assinatura trimestral de 9,99€ que está vinculada a “temporadas” no jogo. A cada três meses, o Fortnite recebe uma mega-atualização que inclui alterações no mapa, diferentes skins de personagens e um Battle Pass diferente. O passe desbloqueia novos desafios e um sistema de níveis com recompensas que motiva os jogadores para continuar a jogar Fortnite. Além disso, os níveis de todos os jogadores são redefinidos no início de uma nova temporada, por isso é uma chance de se classificar novamente para colecionar todos os novos itens, expressões e pontos de experiência. É espantoso que este formato faça algum dinheiro, pois mesmo assim continua a não haver necessidade de comprar nada para jogar, no mesmo modo vs. todos. Entenda-se que no Fortnite, tudo o que se pode adquirir é puramente estético e nada influencia a performance do personagem.

Além da emoção de quase ganhar, não há tanto sentimento de realização no nível gratuito. No entanto, o nível pago continua a ser divertido porque há ainda mais coisas para fazer, mesmo que todo o sentido de conquista adicional seja. A ironia nisto tudo é que todos os jogadores continuam a jogar o mesmo jogo de base, estejam eles a pagar ou não. A progressão é puramente superficial e de vaidade.

 

RARIDADE VS. REALIZAÇÃO

E quantidade vs. qualidade

O estúdio de desenvolvimento da Fortnite, Epic Games, conhece bem a sua posição de confiança nas compras de jogos, e o Battle Pass para as novas temporadas é ponto fulcral na estratégia do negócio. O mesmo sistema de conteúdo de nivelamento e desbloqueáveis das temporadas anteriores continua a existir, mas agora existem mais skins que podem ser melhoradas quanto mais se jogar o jogo.

Como não há uma classificação visível no jogo, que mostre prestígio, os jogadores podem comprar skins diretamente ou progredir as skins quanto mais tempo jogarem, aumentando o nível dos seus modelos de personagens. Este equilíbrio de raridade e conquista serve um propósito duplo para cada jogador individual e para toda a base de jogadores.

Para o jogador, melhorar o seu personagem reforça visivelmente como eles se comparam a outros jogadores no jogo. Como há um limite de tempo para cada temporada, quanto mais cedo os jogadores tiverem uma nova atualização, melhor eles são considerados no jogo (ou eles simplesmente jogaram muito).

 

Para o resto da comunidade, isso cria um ambiente “Stars Upon Thars”, onde aqueles sem skins sentem-se inferiores àqueles com um visual mais aprimorado.

No jogo, se um jogador vê alguém a aproximar-se com uma skin rara, estremece ao pensar nas suas habilidades, mesmo que a fantasia de seu personagem não tenha nada a ver com o quão bom eles são no jogo. No entanto, os novos jogadores são naturalmente atraídos por uma aparência mais atraente, porque parece que uma vez que a tenha, o jogador vai de alguma forma jogar com um desempenho melhorado. Neste ponto, a Epic só precisa convencer os novos jogadores de que o Battle Pass é a maneira mais económica de obter as skins, e eles são atraídos para a máquina de dinheiro que é o Fortnite.

 

Para a Epic, construir um sistema de nivelamento na versão paga do jogo é uma idéia genial. Para os jogadores, é como pagar as suas férias. O jogo subjacente que se está a jogar em nada se altera caso o jogador decida pagar ou não. O que muda, no entanto, é a perceção do jogo que se está a jogar. A nova camada de intriga e conquista criada pela Epic, acrescenta mais razões para se continuar a jogar jogo após jogo, e sempre sem modo pago que o faça ganhar. O género Battle Royal de jogos provou ser emocionante, a Epic construiu uma mina de ouro psicológica em cima de um conceito central que se reforça e mantém as pessoas a jogar Fortnite em vez de PUBG (e qualquer outro jogo para esse assunto).

 

MODELO DE NEGÓCIO DIGITAL

Muitos serviços de sucesso noutras indústrias, empregam estratégias de negócios em que os planos começam gratuitamente para atrair utilizadores e irem pagando apenas à medida que crescem. Isso beneficia tanto os que entram no sistema, quanto os que começam a usar o serviço existindo já alguns utilizadores, pois os clientes bem-sucedidos ficam viciados e acabam por pagar mais horas extras.

Há um funil semelhante com o Fortnite. Como o jogo é gratuito, a soma total das pessoas que sabem sobre o jogo é a boca do funil. Essas pessoas podem jogar o jogo, mas não vêm benefícios adicionais. Abaixo do funil, a Epic precisa converter tantas dessas pessoas em clientes pagantes para lucrar no seu investimento. Como a Epic faz isso? Eles aumentam o valor para os jogadores quando os jogadores decidem que querem investir mais tempo no jogo. As pessoas querem pagar mais quando jogam mais. É um fenómeno incrível.

Em teoria, o modelo de negócios da Fortnite é simples: Lança-se um jogo grátis para todos, incluem roupas de personagens divertidas sem consequência no jogo central, deixa-se os jogadores comprarem as roupas individualmente ou através de um sistema de evolução.

Na prática, a Epic executou esta estratégia para dar a todos os jogadores, do mais moderado ao mais investido, uma maneira de jogar o jogo no modo que eles quiserem.

Não é preciso comprar o passe de batalha. Se quiser apenas skins, pode pagá-las individualmente. Embora, a mais rara possa custar mais de 20€ e por vezes somente algumas unidades estão disponíveis diariamente, aumentando assim o fascínio e a impulsividade. Para o jogador mais moderado, investir num passe de batalha parece a melhor opção. Este passe inclui muitos outros itens e atribui V-bucks aos jogadores, a moeda do jogo. Se for um jogador paciente, pode comprar um passe de batalha e usar todos os V-bucks acumulados ao jogar o jogo para financiar o passe da próxima temporada.

 

TRANSAÇÕES no Fortnite

Para muitos jogos, as micro-transações não são bem sucedidas e estão associadas a técnicas abusivas de jogo. Recentemente, tem havido uma grande reação contra micro-transações na comunidade de jogos. Para estes jogos, as transações são adicionadas a um jogo pago, fazendo parecer que a sua compra inicial apenas desbloqueou uma parte do jogo completo. Além disso, a jogabilidade central fornece capacidade de repetição que não requer melhorias adicionais para se divertir.

 

A PSICOLOGIA DO JOGO

Todo mundo joga Fortnite porque o núcleo do jogo é um mega sucesso, e a Epic está a fazer muito dinheiro porque o modelo a pagar, adiciona um nível de habilidade de repetição que mantém a jogabilidade central renovada. É por isso que o passe de batalha é genial.

O jogo é divertido, e as pessoas querem continuar a jogar, mas por si só, o jogo fica repetitivo ao longo do tempo. A Epic desenvolveu uma solução. Pague 10€ para se divertir, jogar mais, ficar viciado e pagar mais no futuro. Uma vez comprados, os jogadores são investidos em seu progresso e continuarão pagando para manter seu status. Além disso, voltar ao nível gratuito é chato, então por que fazer isso? A intriga do jogo é incorporada ao modelo de negócios.

O segredo é não haver diferença subjacente entre o jogo livre e pago. Verdadeiramente um testemunho da nuance da psicologia humana. A Epic está a jogar connosco num jogo completamente diferente do que pensamos estar a jogar.

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