Central 7 | Beneficios do Marketing Digital

O Marketing Digital e as pequenas empresas

Porque é o Marketing Digital tão importante para as pequenas empresas?

Marketing Digital para pequenas empresas – Quando as pequenas empresas ou lojas iniciam a sua atividade, o seu foco está muitas vezes virado para como fazer para obter o primeiro grupo de clientes. Para tal, podem contar com formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos ou até mesmo grandes outdoors na berma da estrada. Podem assim ter a certeza que, como sabem que oferecem um bom produto ou serviço, é apenas uma questão de tempo até que os clientes venham até eles.

 

Beneficios do Marketing Digital

Beneficios do Marketing Digital

O grupo de potenciais clientes que são encontrados online é um grupo muito maior de pessoas que se possa atrair localmente. Usando o marketing digital, pode-se atingir um público enorme de um modo que é económico e mensurável.

Outros benefícios do marketing digital incluem:

  • A possibilidade de interagir com seus potenciais clientes e saber exatamente o que eles procuram
  • A possibilidade de alcançar a um mercado global
  • Economizar recursos e conseguir mais clientes por menos dinheiro do que os métodos tradicionais de marketing
  • Conhecer o seu público-alvo e permitir que este o conheça pessoalmente, o que pode ajudar a criar fidelidade à marca
  • Pode também seguir detalhadamente o retorno aos seus esforços de marketing de imediato.

 

Os seus clientes já estão Online

Os seus clientes já estão Online

Se você tem evitado o marketing digital, é porque simplesmente acha que não está pronto?

Ou será que acha que precisa de algum tempo ainda para se estabelecer e só depois enveredará pela vertente do Marketing Digital para pequenas empresas?

O problema dessa abordagem é que os seus clientes e os potenciais clientes já se encontram online. Agora mesmo, neste preciso momento, há uma boa possibilidade de já estarem à procura de um negócio como o seu, mas, se não conseguirem encontrá-lo facilmente, provavelmente irão escolher outra pessoa.

É assim que as pessoas fazem negócios hoje em dia. Quando alguém tem interesse no seu negócio, seja no seu nicho em geral ou esteja somente curioso sobre sua marca, a primeira coisa que farão é pesquisar online e ver o que eles podem saber sobre si.

Eles esperam encontrá-lo com um site e com uma presença nas redes sociais. Eles podem por exemplo estar à procura de avaliações para saber o que outras pessoas acham sobre a sua empresa e se é um bom lugar para fazer negócio.

Se um potencial cliente não o encontrar on-line, ele chega à conclusão que possivelmente a sua empresa não é legítima. Há uma boa possibilidade que devido a esse intuito, ele possa decidir não levar o seu negócio a sério e rapidamente procurar negócio noutro lugar. Depois de tomar essa decisão, provavelmente não voltará.

 

A sua concorrência já está Online

A sua concorrência já está Online

Para o seu negócio ser bem sucedido, precisa prestar atenção ao que a sua concorrência está a fazer e aprender com isso. Pense nos seus concorrentes não apenas como alguém que espera derrotar, mas sim como pessoas que têm algo para lhe ensinar e ajudar a crescer.

Quando olha para o que os seus concorrentes estão a fazer, tem uma ideia do que funciona e o que não funciona. Muito provavelmente, qualquer seja o tipo de negócio em que esteja, os seus concorrentes já estabeleceram uma presença na Internet. Que tipo de conteúdo eles publicam? Eles usam mais blogs ou usam mais gráficos e vídeos?

Como é que eles passam a imagem das suas marcas e o que os torna únicos? Como eles se envolvem com o público? o que acha que pode fazer melhor que eles? Lembre-se, não deixe de competir no mundo digital!

Se os seus potenciais clientes pesquisarem um negócio semelhante ao seu e conseguirem encontrar o site de seus concorrentes, mas não o seu, a sua empresa nem está a concorrer. Os seus clientes não podem escolhê-lo se não souberem nada acerca de si. Neste caso, os seus concorrentes acabaram de chegar à sua frente, independentemente de terem um site efetivo ou uma mensagem clara.

 

Deixe o mercado vir até si

Deixe o mercado vir até si

Pense no Marketing Digital para pequenas empresas como uma maneira de se tornar acessível às pessoas que está a tentar alcançar para oferecer os seus produtos e serviços. O seu negócio pode chegar muito além das suas limitações. Com o marketing digital, será capaz de atrair um público muito maior do que você iria conseguir se se mantiver limitado às perspectivas locais.

Ao criar uma presença na web, a sua empresa está aberta ao publico mesmo quando está fechada. Através da Internet, pode criar uma atmosfera na qual os seus clientes podem vir até si a qualquer hora do dia ou da noite.

Para sua conveniência, os clientes e potenciais clientes podem lhe enviar e-mails com perguntas, fazer compras ou navegar o seu inventário. Os potenciais clientes que não têm como chegar fisicamente até si, assim podem fazer negócios consigo, sejam eles limitados por deficiência, transporte ou simplesmente morando longe demais.

 

Conheça o seu público-alvo

Conheça o seu público-alvo

O marketing digital permite ligar-se aos seus futuros clientes. Pode gradualmente conhecê-los e o que eles esperam encontrar. Através das redes sociais ou de um blog, pode iniciar uma conversa com eles. Faça uma pesquisa e tente conhecê-los. Preste atenção aos comentários deixados e às respostas das pesquisas.

Ao interagir com as pessoas digitalmente, você pode começar a saber o que elas estão procuram. O que lhes custa mais? O que os mantém acordados à noite? Que soluções pode lhes oferecer? Em vez de tentar adivinhar, o marketing digital permite usar ferramentas e métodos para descobrir quem realmente são os seus clientes.

Desta forma, começa assim a construir um relacionamento válido com os seus clientes. O seu negócio   torna-se muito mais que um indivíduo. Torna-se um parceiro confiável. É muito mais provável que as pessoas voltem a comprar de si, visto que é uma empresa das quais já compraram anteriormente

 

Para concluir

Poucas formas de publicidade são tão rentáveis quanto o marketing digital. As pequenas empresas frequentemente tentam fazer o máximo possível com um orçamento pequeno. Muitas formas de marketing digital permitem-lhe que comunique a sua marca e alcance um público-alvo amplo, mesmo quando o seu orçamento é muito limitado.

Em comparação com a publicidade na TV, rádio ou mala direta, o marketing digital custa consideravelmente menos e ao mesmo tempo atinge um público muito mais amplo. Usar o marketing digital para promover a sua pequena empresa ajudará a ter uma chance muito maior de sucesso nos seus negócios.

Para melhorar o Marketing Digital da sua empresa, contacte a Agência de Marketing Digital Central 7 hoje mesmo para uma avaliação 100% sem compromisso!

Anterior Próximo